Ads 468x60px

27 de setembro de 2011

Berinjela Corrida


Eu estava fazendo compras no supermercado quando de repente eu dei de cara com uma banca de berinjelas, nossa me deu uma vontade de comer berinjela recheada. Então eu pensei tenho uma sobrinha de carne moída na geladeira vai dar. Comprei duas berinjelas cheguei em casa parti ao meio e coloquei para cozinhar na água com sal, peguei a carne da geladeira incrementei com molho base de refogado. Depois da berinjela cozida eu raspei a polpa e misturei com a carne, coloquei tudo de volta dentro da berinjela polvilhei queijo ralado e levei para gratinar.
Pronto... rapidinho estava pronta a berinjela recheada e eu devorei.

24 de setembro de 2011

É Época de Couve-flor


A couve-flor é uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores) que pertence à espécie Brassica oleracea (couves), assim como o repolho, os brócolos, o romanesco, etc., cuja textura delicada e tenra exige cuidado e atenção na sua preparação. Pertence ao grupo Botrytis.
Sob ponto de vista nutricional é importante, pois é rica nos minerais cálcio e fósforo, contém quantidades apreciáveis de vitamina C, livre de gorduras e colesterol e com teores baixos de sódio e calorias. É, por isso, indicada para quem segue uma dieta saudável. 
Originária da Ásia Menor, foi levada para a Europa no começo do século XVI. Hoje o seu cultivo é fácil pois adapta-se bem a qualquer tipo de solo, com pequenas correções.

Cuidados

Algumas observações úteis para garantir um alimento mais fresco e apropriado ao consumo:
  • Ao comprar, escolha as compactas fechadas de cor branca ou creme, sem manchas escuras, pois ao contrário demonstram estarem queimadas ou com fungos.
  • Se estiver envolvida pelas folhas, estas devem estar verdes e sem sinais de estarem murchas.
  • Quando passada do ponto, ou se estiver fora do tempo, a couve-flor fica dividida, murcha e com pontos escuros.
  • Por ser sensível ao manuseio, escolha com cuidado, pois as partes danificadas escurecem e apodrecem mais rapidamente.
  • Pode ser encontrada na forma minimamente processada, já limpa, picada e embalada. Quando nesta forma, deve obrigatoriamente estar em gôndola refrigerada, para adequada conservação e conforme a legislação do país, deve conter a data e prazo de validade, bem como informes quanto sua origem. .
  • Evite comprar este tipo de produto quando ele estiver com líquido no fundo da embalagem
  • Por estragar-se rapidamente, compre somente a quantidade necessária ao consumo para utilização imediata, pode ser conservada na geladeira por 3 a 5 dias sem grande perda de qualidade, dentro de saco de plástico perfurado.
  • Antes de guardar, remova as partes escuras e folhas, mas não lave a couve-flor.
  • Quando guardada já picada, sua durabilidade é ainda menor.
  • Para congelar, retire o caule mais grosso e as folhas, pique em florzinhas menores e deixe 30 minutos de molho em água e sal (1/4 xícara de sal para 1 litro de água). Em seguida, escorra, cozinhe em água fervente por quatro minutos, escorra novamente e coloque em água gelada até esfriar. Depois seque bem e envolva em saquinho plástico do qual se retirou todo o ar com uma bombinha de vácuo.
Dicas
  • O seu preparo básico, consiste na remoção das folhas e das partes muito grossas e duras do caule, seguida pelo cozimento da couve-flor picada ou inteira.
  • Para uniformizar o cozimento da couve-flor inteira faça um corte em forma de cruz nas partes mais grossas. Cuidado para não cozinhar demais, espere a água ferver para depois colocar a couve-flor, e mantenha-a ao fogo somente pelo tempo necessário para deixá-la macia, mas consistente, por cerca de 5 a 10 minutos se picada, ou 15 a 20 minutos se inteira.
  • Para pratos em que a couve-flor seja assada ou frita, cozinhe-a previamente por cerca de 8 minutos em água e sal e em seguida, coloque em uma vasilha com água fria para esfriar. Em seguida, prepare-a de acordo com a indicação da receita.
  • Para descongelar a couve-flor, coloque-a em água fervente com sal.
  • Para deixar a couve-flor branquinha após a cozedura, coloque um pouco de leite, uma rodela de limão ou sumo de limão na água da cozedura, bicarbonato tem o mesmo efeito.
  • Uma couve-flor média pesa cerca de 750g e rende três a quatro porções.
  • Para impedir que a couve-flor provoque gases intestinais, cozinhe-a no vapor (nota: não está realmente comprovado que a cozedura a vapor tenha este efeito).
  • Temperos que combinam com a couve-flor: cebolinha-verde, páprica, cravo-da-índia, noz-moscada, endro, alecrim, tomilho, alho, cebola, azeite.
  • Uma receita de couve-flor consiste na cozedura simultânea de batata e couve-flor com alho e um pouco de azeite. Deixa-se cozer até a couve estar macia e mistura-se ligeiramente, derretendo um pouco de manteiga na mistura quente. Tempera-se a gosto e serve-se quente.
  • A folha da couve-flor pode ser picada e usada para fazer ensopados juntamente com carne seca ou outro tipo qualquer de carne.

21 de setembro de 2011

Pão de Sardinha


Toda vez que eu faço este pão é sucesso total aqui em casa, a gente tem que correr pra comer antes que acabe tudo. Eu só não sei se é porque ele é uma delícia ou se é o tamanho do pão que é pequeno pra tanta boca que aparece não se sabe de onde, parece que dá cria de tanta boca que aparece de uma só vez. Se bobear tem que dar senha pra todo mundo poder comer.

Ingredientes:

Massa:
2 colheres de sopa de fermento biológico
1 xícara de leite morno
1/2 xícara de óleo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
1/2 kg de farinha de trigo
Recheio:
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola picada
2 dentes de alho
200 gr. de presunto picado
2 colheres de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de extrato de tomate
2 latas de sardinha
Azeitona picada, sal e pimenta à gosto

Modo de Preparo:

Recheio: fazer um refogado usando todos os ingredientes.
Massa: fazer uma massa como a de pastel esticar com rolo, passar o recheio por cima e enrolar como rocambole. Coloque em um tabuleiro untado e deixe crescer por 10 minutos e pincele com gema de ovo e um fiozinho de azeite. Leve ao forno para assar.


Você pode fazer também em forma de rosca, depois de enrolado como rocambole corte em rodelas e coloque em uma forma de furo no meio untada e deixe crescer por 10 minutos e pincele. Outra opção para recheio é o frango ao invés da sardinha ou o atum. E ao invés de fazer o refogado pode usar o molho base de refogado que fica ótimo, eu faço assim e incremento se achar que devo.

14 de setembro de 2011

Pizza de Pão Sírio

Toda vez que eu estou de dieta e me dá aquela vontade incontrolável de
comer pizza é nessa que eu vou...
Não tem pra ninguém, ela é mais leve que a pizza convencional e fica torradinha.
E você não fica com aquele peso no estômago que geralmente a pizza deixa
se você come um pouquinho a mais.
Parece a até a pizza do Habib que fica fininha e torrada.

Ingredientes:

Pão sírio
Molho base de refogado
Moçarela
Presunto
Cebola cortada em rodelas finas
Tomate picado
Orégano

Modo de Preparo:

Coloque em uma fôrma untada com azeite ou até mesmo uma fôrma de teflon e leve ao forno por 10 minutos ou sté que a moçarela esteja derretida. Sirva.
Você pode colocar por cima o que lhe agradar mais, só não pode esquecer a moçarela é ela que dá umidade a pizza.

Ah, Gente!
Eu já ía me esquecendo eu também estou participando do mosaico do blog Casa Corpo e Cia.
Beijos.

Me leve com você

8 de setembro de 2011

Bertalha Com Ovo

Eu estava tão anciosa para estrear a minha panela nova. Então, eu estive na feira aqui perto de casa hoje e resolvi comprar, além de outras coisas, um amarrado de bertalha para fazer no nosso almoço de hoje.


Comecei com o molho base de refogado, coloquei a carne moída para cozinhar neste refogado, depois acrescentei a bertalha cortada fina e esperei que murchasse, depois acrescentei os ovos para cozinhar no refogado da carne com a bertalha e o resultado é esse que está na foto acima. Aí! Eu fiz aquele arrozinho delicioso e servi junto com a bertalha olha só. Ficou uma delícia.

4 de setembro de 2011

Frango ao Curry


Este frango fica uma delícia e o seu aroma vai longe, toma conta do ambiente, até quem não está com fome FICA...
Esse frango tem sabor agridoce e as quantidades que eu vou colocar aqui pra vocês é suficiente para uma pessoa, na verdade eu aprendi esta receita quando eu estava fazendo vigilante do peso alguns anos atrás, e gostei tanto que adotei claro que aumentando as quantidades e hoje eu faço de olho e nunca sei ao certo as quantidades.

Ingredientes:

1/2 cebola picada
1 colher de chá de azeite
1 1/2 colher de chá de farinha de trigo
1/4 de colher de chá de curry
1/4 de xícara de suco de maçã sem açúcar
1/2 maçã descascada e corta em cubos
2 colheres de sopa de passas
1 filé de frango cozido em cubos
1/4 de xícara de leite desnatado

Modo de Preparar:

Refogue a cebola e o azeite. Adicione a farinha de trigo e o curry, cozinhe sempre mexendo até dourar. Acrescente o suco de maçã, a maçã e as passas. Deixe levantar fervura, mexendo sempre. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos ou até que engrosse. Adicione o frango e o leite, esquente bem e sirva.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...