Ads 468x60px

6 de dezembro de 2011

Temperos ou Condimentos - 1ª parte


Temperos, ervas e especiarias que sozinhos ou combinados entre si transformam qualquer prato simples mais atrativo, aromatizando-o, ressaltando-lhe o sabor ou dando-lhe coloração mais agradável.
A maioria deles pode ser usado em pó. Se o utilizamos em grãos, ou em pedaços, devemos retirá-los logo depois de preparados o doce ou o salgado.

Açafrão: tempero de sabor suave, delicado e dá a comida uma coloração amarela. É empregada em peixes, risotos, frangos e na tradicional paella.
Açúcar: adicionado uma pitada a alguns legumes, evita que eles percam a cor do cozimento. Mesmo em pratos salgados uma discreta pitada de açúcar para torná-los de gosto mais delicado.
Aipo: com folhas extremamente aromáticas são usados em saladas, molhos, canapés, sopas, picles e assados.
Alcaparra: Tempero forte, que dá um sabor característico a saladas, peixes e diversas carnes, sendo usado de tomate ao vinagre. É indispensável em alguns pratos italianos.
Alecrim: é uma planta aromática de odor muito agradável e forte. Geralmente usado no preparo de sopa de tomate, molhos, ovos, legumes e carnes. Serve para temperar aves, carne bovina e carne de porco. Não pode faltar no bacalhau ao forno.
Alfavaca ou segurelha: planta aromática usada para temperar carnes e aves, sendo indispensável em determinados churrascos.
Alho: é um dos melhores e mais simples dos temperos para qualquer tipo de prato, mas é preciso cautela ao empregá-lo.
Alho-porro: é um alho verde com bulbo e folhas grandes. Usado para temperar sopas, crustáceos, ensopados de peixes, legumes, carnes de coelho, aves e todos os outros tipos de carnes.
Azeitona: é empregada não só como enfeite como também recheada de diversos modos. Pode ser usada em diversos pratos, estimula o apetite e facilita a digestão.

Baunilha: excelente para dar sabor aos cremes, caldas e doces que vão ao fogo em estado líquido.
    Essência de baunilha: usada em gotas ou medida em colheres para dar sabor a qualquer tipo de doce.

Canela: em pau, emprega-se em doces de massa ou em calda e em muitas sobremesas de sabor caseiro. Em pó, é amplamente usado em pães, doces e compotas ou polvilhado em sobremesas, etc.
Cardomomo: é uma semente cremosa que contém um caroço escuro. Tem sabor forte e adocicado. Usado em bolos, saladas, tortas de frutas, biscoitos, pudins, etc.
Curry: é tempero característico dos pratos orientais, sendo também indicado no preparo de lagostas, camarões, peixes, aves, vitela e molhos.
Cebola: é um dos temperos básicos, proporcionando aos pratos em sabor ligeiramente adocicado.
Cebolinha-verde: é uma erva da família da cebola comum. Seu sabor é delicado e agradável. Pode ser usada como tempero em todos os pratos.
Cheiro-verde: consiste na mistura da cebolinha-verde com a salsa. Fresco ou desidratado, esse tempero entra no preparo de sopas, patês, guisados de legumes ou carnes, vinha-d'alho, assados ou qualquer outro tipo de carne.
Coentro: suas folhas são semelhantes às da salsa; indispensável no tempero de pratos à base de peixes, camarões e todos os frutos do mar. As sementes (em grão ou em pó) constituem saboroso condimento de presuntos, assados de carnes de porco, picles e pães salgados.
Cogumelo: para usá-los devemos lavar bem cada um deles, deixá-los de molho em água, até voltarem ao tamanho e textura normal, e em seguida escorrê-los. Podem ser empregados em molhos ou em guisados de legumes, frango ou carne, principalmente em pratos da culinária oriental.
Colorau: é encontrado em forma de ramo ou em pó. Serve para dar mais cor aos alimentos.
Cominho: pode ser usado inteiro, para polvilhar pães salgados, queijos, molho de tomate; ou em pó, como tempero de carnes de panela ou assados. Um pouco de cominho corta o cheiro ativo da cebola.
Conservas: são preparados mergulhando-se o recipiente em que elas têm de ser aquecidas em uma salmoura forte, isto é, bastante carregada de sal.
Cravo-da-índia: usa-se inteiro para aromatizar e decorar doces de frutas, seja em calda, seja de massa. É empregado também em bebidas: quentão e vinho quente à brasileira. Em pó, serve para temperar carne bovina moída destinada a recheios.

Continua na próxima postagem...

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...